}

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

MAIS FOME, MAIS DORES, SOFRIMENTO E MORTE! OU O POGROM NAZI PÓS-MODERNO?



Há mais de um ano levantei a questão da colonoscopia em que uma minha amiga teve de a fazer sem anestesia, porque era mais barato, e, mesmo assim, cara, e não havia vaga no SNS . Publicitei, mas muito poucos partilharam, apesar de uma amiga graduada  académica em enfermagem  ter explicitado o sofrimento  terrível que pode ser a colonoscopia sem anestesia. Todavia, cada caso é um caso, nada de alarmes.

Interessa referir que  este negócio é muito rentável no privado, A preços de há uma ano um médico tirava mil euros por dia, nestes serviços , o mesmo médico que como professor assistente numa faculdade pública ganhava 1500 euros mês e um médico com 20 anos de serviço 1800€/mês no SNS. Como querem médicos dedicados no SNS? P_rra, mas somos estúpidos!

(Mas enquanto isto, os deputados comem e bebem do melhor no restaurante de 6 estrelas da AR, com uma despesa anual enormíssima, dizem que cerca de 1 milhão de euros/ano, sendo 20% da despesa coberta pelos deputados: um escândalo. Alguém ouviu algum protesto, ou greve de fome? Se sim, não se noticiou nada.)

Todavia, passado um ano, a situação neste campo,  de norte a sul do país, está pior. É falso que seja só em Lisboa, há regiões do pais onde não se podem fazer por falta de tecnologia.

E todos os dias se sabe que doentes oncológicos não recebem medicamentação. Mas doentes, partidos e associações de utentes têm tido um comportamento muito passivo,   estado de passividade que está a mudar: de repente a Comunicação Social acordou;  há textos técnicos a denunciar a situação como  também publicitei e poucos partilharam. Parece que isto só tem a ver com os outros, mas não é assim. Insisto que a probabilidade de ter um cancro é grande e sem uma medicina preventiva e rastreio  será cada vez maior.

Também há corpos clínicos a se  movimentarem na denúncia pública de gestões autocráticas. Espero que não morram na praia, mas...

Concomitantemente,  a fome e exclusão social aumentam:  por todo o lado há novos acampamentos de sem-abrigo, agora, com acampamentos literais, com pseudo-tendas montadas, como hoje, dia 9 Janeiro, ás 19h, no jardim da praça da Alegria lá estava uma tenda improvisada, e também há  mais gente na Praça dos Restauradores, etc. etc. 


E como  cruéis e  odiosos canibalizam e atiram para a miséria bastantes dos 5% de pensionistas e reformados que não eram pobres. Os 95% que não são CALIBRADOS têm faltas de meios de subsistência. Morreriam se fossem calibrados. Será esta a nova solução final, o "pogrom" nazi, pós-moderno?

Mas   este é o país que cresce saudavelmente para Pedro Passo Coelho ?  

Entretanto, no largo do Rato diz o PS: NOVO RUMO PARA PORTUGAL. Resisti à  tentação de entrar na sua sede, para perguntar-lhes se era mesmo a sério. Ainda telefonei a um meu amigo do PS, mas não me pôde atender, voltarei a falar-lhe, e, aqui, deixo a pergunta aberta, talvez  possa receber alguma resposta esclarecedora.

andrade da silva

PS: Amigas e amigos Vivemos num regime odioso, cruel, ilegítimo, INCONSTITUCIONAL na letra e na alma, não democrático.
Uns fazem o que acham certo, outros???? 

Petição para a demissão do Governo

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2013N40602 

Sem comentários:

Enviar um comentário