}

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Toque "A Reunir"


Tenente-Coronel António Costa Mota (Secretário-Geral da AOFA)

Camaradas!

NÃO! Definitivamente NÃO se trata de saber se "EU" afinal vou conseguir passar à Reserva ao abrigo de uma qualquer salvaguarda que ainda nos fazem o favor de manter por mais uns meses, mesmo que os meus Camaradas se "entalem" e tenham de cumprir mais uma data de anos!

NÃO! Definitivamente NÃO se trata de saber se "EU" vou conseguir manter o meu Complemento de Reforma, mesmo que os meus Camaradas deixem de o receber ou nunca o venham a receber e, por essa via, venham daqui a uns anos a ter Reformas de Miséria como as que vigoravam antes do 25 de Abril e se mantiveram até ao início dos anos 80.

NÃO! Definitivamente NÃO se trata de saber se "EU" na Reserva ainda vou conseguir manter o Suplemento da Condição Militar, estando pouco ou nada preocupado se os Camaradas com quem diariamente partilho as Missões o não vão receber quando estiverem na mesma situação em que estou hoje!

NÃO! Definitivamente NÃO se trata de saber se, por mera ironia do destino, "EU" até vou conseguir se promovido a Comodoro/Brigadeiro-General ou Subsargento/Furriel ou Cabo
Mor, estando pouco ou nada preocupado se os meus Camaradas vão continuar a estar "anos e anos a fio" no mesmo posto!

NÃO! Definitivamente não se trata de saber se o/a "MEU/MINHA" Cônjuge até tem cartão da ADM válido, estando pouco ou nada preocupado se o/a Cônjuge do meu/minha Camarada o deixou de ter, principalmente nos casos absolutamente dramáticos em que há tratamentos a decorrer. Se o/a meu/minha Camarada de "trincheira" está preocupado/preocupada porque deixou para trás o seu Cônjuge sem apoio da ADM! Desde que "EU" esteja safo......

NÃO! Definitivamente não se trata de saber se "EU" ainda fui promovido com as regras "actuais" safando-me às arbitrariedades que vão ser implementadas nas futuras promoções. Safei-me e pouco ou nada estou preocupado com os Camaradas em relação aos quais tenho DEVER de Tutela!

NÃO! Definitivamente NÃO se trata de saber se "EU" e só "EU" me "safo" de mais esta ou aquela afronta. Mais este ou aquele ataque. Mais esta ou aquela perda de rendimentos. Mais esta ou aquela injustiça! Mais esta ou aquela desigualdade!

TRATA-SE isso sim, de em UNÍSSONO fazermos ouvir as NOSSAS vozes e a verdadeira Força da Razão para que tantas e tantas "malvadezas" não nos levem a ter de demonstrar, como cada vez mais somos "empurrados" para tal, a Razão da Força!

Nós Militares somos indubitavelmente pessoas muito especiais, disciplinadas (não confundir com submissas), apartidárias (não confundir com apolíticas), sempre com o sentido do dever em primeiro plano (e muito bem porque é também isso que nos torna tão especiais, pela diferença positiva), mas pobres daqueles que pensarem que alguma vez seremos levados a esquecer-nos de uma das nossas máximas; "NENHUM HOMEM OU MULHER, NENHUM CAMARADA, FICARÁ PARA TRÁS"!

É Hora Camaradas de TODOS, sem excepção, demonstrarmos verdadeiramente a quem não o sabe e não quer saber, o que é o Espírito de Corpo, o que é Lealdade, o que é Solidariedade, o que é Coesão! O que é afinal ser Militar e "ter" a Condição Militar!

Nos últimos dias tivemos conhecimento dos mais violentos ataques quer à Condição Militar, por via das ABSOLUTAMENTE INADMISSÍVEIS propostas que constam do projecto do novo EMFAR, quer do ULTRAJE de que se reveste o projecto miserável de EXPULSÃO da ADM dos denominados Cônjuges Protocolados!

Ao longo dos últimos anos (não só neste governo mas com particular acuidade neste governo) temos assistido praticamente todos os dias à perda de todos os direitos, mesmo os mais elementares, à desestruturação das Forças Armadas, à sua funcionalização e mesmo politização!

Nos últimos anos (não só neste governo mas com muito particular acuidade neste governo) temos assistido à violação permanente de dispositivos legais, atropelando dessa forma despudorada mesmo as pouquíssimas defesas da nossa Dignidade inscritas na Lei.

Na qualidade de Secretário-Geral da AOFA muito gostaria de reconhecer em todos os meus Camaradas (Oficiais, Sargentos e Praças), da Marinha, Exército e Força Aérea, no Activo, na Reserva e na Reforma, os Homens e Mulheres com quem tive a honra e o privilégio de desempenhar a minha missão ao longo de cerca de 40 (quarenta) anos de Serviço Militar! Aqueles que desempenhando sempre com o maior brio e profissionalismo as Missões NUNCA POR NUNCA olhavam APENAS para o seu UMBIGO e sabem como nunca que na Carreira Militar a COESÃO é um dos ELOS mais fortes e inquebráveis!

NÃO Camaradas! Definitivamente NÃO se trata de "MIM" ou de "TI". Trata-se, como sempre, DE NÓS e é COM TODOS que CONTAMOS DEFINITIVAMENTE para travar esta Ofensiva! Para que num último laivo de esperança tenhamos clarividência para impor a Força da Razão!

Para que o nosso juramento seja efectivo e possamos defender a Constituição, a Soberania, a Independência e o Povo Português temos a OBRIGAÇÃO de não nos deixar destruir e manipular! Pensar em "MIM" e só em "MIM" é um acto de profundo egoísmo que não se compadece com a maior e mais nobre vocação; SER MILITAR!

1 comentário:

  1. parabéns camarada António Mota. É ao nível que você colocou as questões que elas devem ser colocadas.

    Um abraço

    ResponderEliminar