}

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

INSTITUTO DE ODIVELAS - "De um Militar e Pai Orgulhoso de uma Menina de Odivelas"


Camaradas
Foi publicado em DR mais um despacho do Exmo MDN (2606/2014 de 18Fev) sobre a descaracterização dos estabelecimentos militares de ensino e em particular sobre a extinção do Instituto de Odivelas. Não obstante o despacho anterior, 4785/2013 de 08Abr, já ser um documento insultuoso para os militares, mais uma vez, o Dr. Aguiar Branco, vem dentro das competências do Gen CEME, dar ordens às suas unidades, ao arrepio da cultura organizacional subjacente à forma de estar dos militares e violar o principio básico da unidade de comando e respeito pelas hierarquias.  O despudor com que se ignora a identidade e história secular destas escolas (Colégio Militar-CM, Instituto de Odivelas-IO e Instituto dos Pupilos do Exército-IPE), e ignora os desejos e opções de camaradas e suas famílias, é constrangedor e sinal do autismo que é reconhecido ao Dr. Aguiar Branco.
O Instituto de Odivelas é uma escola com 114 anos de existência, com resultados extraordinários que muito honram os militares, e que sem razões entendíveis e ao arrepio das propostas do Exército, vê a sua morte anunciada pelo Dr. Aguiar Branco sem argumentos sérios. A fusão no CM está longe de ser o sucesso apregoado pela máquina de propaganda do regime, pois de cerca de 300 alunas possíveis do IO, apenas 4 foram para o CM e tão só porque o Dr. Aguiar Branco não permitiu que o regime de externato funcionasse naquela escola no 7ºano.
Ainda assim o IO, mesmo sem o 5º ano que representa 50% das admissões todos os anos, em setembro de 2013, aumentou o nº de alunas, sinal que a família militar reconhece o seu valor e continua a encontrar aqui a tranquilidade para a formação e educação integral das suas filhas. O IO, sucessivamente, tem feito parte do grupo dos 5% das melhores escolas nacionais, tendo vindo a ser considerada sucessivamente a melhor escola nacional na disciplina de português do secundário e aquela em que 10% das suas alunas, em 2013, entraram para medicina.
O Dr. Aguiar Branco recusou, como sempre, ouvir e dialogar soluções alternativas, que  procurando eficiência e redução de encargos, salvaguardassem a sua identidade e cultura própria.
E o que traz de novo o último despacho do Dr. Aguiar Branco: a raiva! O IO está proibido de admitir novas alunas no ano letivo 2014-2015 e as internas andarão de autocarro, Calçada de Carriche acima e abaixo desafiando diariamente o trânsito.
Resta saber a quem está prometido o seu património.

Assina, “Um militar e pai orgulhoso de uma Menina de Odivelas!”

1 comentário:

  1. Parece que estes políticos governantes não querem entender que estas políticas são também uma forma de traição à Pátria - a cultura nacional. Está na hora de alguém os responsabilizar e punir.

    ResponderEliminar